Prevenção de acidentes

        A Empresa conta com Técnico de Segurança e uma CIPATR (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural).
        A CIPATR tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida do trabalhador.

Atribuições da CIPATR
  • Acompanhar a implementação das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho;
  • Identificar as situações de riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, nas instalações ou áreas de atividades do estabelecimento rural, comunicando-as ao empregador para as devidas providências;
  • Divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho;
  • Participar, com o SESTR, quando houver, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações nos ambientes e processos de trabalho relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores, inclusive quanto à introdução de novas tecnologias e alterações nos métodos, condições e processos de produção;
  • Interromper, informando ao SESTR, quando houver, ou ao empregador rural ou equiparado, o funcionamento de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores;
  • Colaborar no desenvolvimento e implementação das ações da Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de Trabalho Rural;
  • Participar, em conjunto com o SESTR, quando houver, ou com o empregador, da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho e propor medidas de solução dos problemas encontrados;
  • Requisitar à empresa cópia das CAT emitidas;
  • Divulgar e zelar pela observância desta Norma Regulamentadora;
  • Propor atividades que visem despertar o interesse dos trabalhadores pelos assuntos de prevenção de acidentes de trabalho, inclusive a semana interna de prevenção de acidentes no trabalho rural;
  • Propor ao empregador a realização de cursos e treinamentos que julgar necessários para os trabalhadores, visando a melhoria das condições de segurança e saúde no trabalho;
  • Elaborar o calendário anual de reuniões ordinárias;
  • Convocar, com conhecimento do empregador, trabalhadores para prestar informações por ocasião dos estudos dos acidentes de trabalho.
  • Encaminhar ao empregador, ao SESTR e às entidades de classe as recomendações aprovadas, bem como acompanhar as respectivas execuções;
  • Constituir grupos de trabalho para o estudo das causas dos acidentes de trabalho rural;
Saúde

         É muito provável que muitos não deem demasiada importância à saúde de que gozam e creem que a terão até uma idade bastante avançada. Espero que assim seja, ainda que infelizmente para alguns a realidade seja diferente. É possível que alguma enfermidade ocorra a qualquer momento.
         Algumas pessoas vivem constantemente pensando em que algo não está bem com sua saúde, a este se chama “hipocondríaco”. Significa que imaginam coisas que não são reais. Isto não é bom já que a atitude mental que se tenha possa afetar a saúde.
         Têm-se sintomas preciosos como, por exemplo, uma dor de cabeça que se repete ou indigestão, ou a sensação de sentir-se enfermo sem ter nenhuma razão específica para isso, o melhor será que procurem um médico e se façam um exame geral. Se algo realmente anda mal, o mais provável é que o médico consiga fazer um diagnóstico.
         A maioria das enfermidades grave faz sentir seus sintomas antes que seja demasiado tarde. Tratadas a tempo, geralmente podem ser curadas. Por hipótese qualquer dor que tenham também afeta sua segurança. É mais difícil trabalhar com segurança quando não se sente bem, portanto terão que ser mais cuidadosos que de costume.
         Quando se sente bem é quando melhor se faz o trabalho. Os músculos trabalham melhor, as mãos estão mais firmes, as mentes estão mais claras. Pode-se pensar melhor.
         A maioria de nós pode manter-se em boas condições físicas com bastante facilidade, o mais importante é evitar os excessos de qualquer tipo: comer regularmente, dormir suficiente e viver com moderação. Todos precisamos descansar o suficiente para manter um equilíbrio entre o trabalho e as distrações.
         Ir trabalhar sentindo-se cansado pode ser a causa de acidentes. Quando se está cansado os acidentes acontecem com mais facilidade.
         A forma em que tratamos a nossos companheiros também é importante para a segurança.
         Se todo o mundo se encontra de bom humor é mais fácil cooperar, o trabalho se faz melhor e com mais facilidade.             Isto significa que terão menos possibilidade de que ocorram acidentes e em consequência de que a gente se lesione.           Porém um só indivíduo de mau humor pode criar problemas para todo o grupo.
         Cuidar da saúde é importante. Não há dúvidas de que a saúde não tem preço e se nós descuidamos podemos perdê-la facilmente.

Quase acidente é sinal de alerta

      Muitos acidentes quase acontecem... São aqueles chamados de incidentes, aqueles que não provocam ferimentos, sem grandes consequências.
Ex: quando o facão escapa das mãos e ele quase atinge seu joelho, isso é um quase acidente. O que separa você do acidente é milésimo de segundo.


Fiquem atentos aos incidentes:

      Se você bate o facão no pé da cana, a primeira vez ele desvia e não acerta você. A segunda vez ele escapa e atinge você não causando nenhum ferimento, na terceira vez você não terá tanta sorte, ele irá atingi-lo em alguma parte do corpo.
     Por isso devemos estar sempre alerta e muito mais cuidadosos no desenvolvimento de nossas atividades, um incidente deve servir como aviso.

Lembre-se:
"Quase acidentes são sinais claros de que algo está errado, vamos ficar atentos para organização, limpeza dos setores e seguir corretamente as normas internas de segurança."

Copyright © 2013-2022 Granja Bretanhas S/A