BENEFÍCIOS
  • Mais eficiente
  • Mais fácil de usar
  • Melhor custo-beneficio
  • Economiza água
Politubos têm melhor custo benefício em irrigação

      Ajustar de forma precisa a vazão da água é a grande vantagem das mangueiras gigantes que variam de espessura.

      A Granja Bretanhas em Jaguarão é a pioneira no país ao implantar politubos para irrigação em grandes áreas de arroz e soja. 

      Ajustar de forma precisa a vazão da água é a grande vantagem das mangueiras gigantes que variam de espessura. Ao longo das mangas a vazão é feita pelo próprio produtor, com furos de acordo com a necessidade, também variando o diâmetro.

      Entre outras vantagens estão o melhor custo-benefício da água, facilidade de manejo, possibilidade de que a água penetre nas raízes e, principalmente, economia de água.

      A Granja Bretanhas possui ao todo 12 mil hectares de arroz e seis mil de soja entre Arroio Grande e Jaguarão. Em parte dos hectares, em variedades mais tardias, foram utilizadas as mangueiras para irrigação nesta safra, já sendo possível perceber uma redução de 20% até 40% do uso de água, dependendo da sistematização da lavoura.

      Abastecidas pelos canais de irrigação, as mangas são dispostas em toda a extensão lateral dos quadros de 2,5 km, com alcance de 300 a 400 metros para um dos lados, neste caso, podendo ainda a mangueira ser furada nos dois lados. Foram em média dispostas 14 horas de irrigação, o equivalente a 175 litros por segundo.

      Quando houver necessidade de estancar a irrigação, os furos são tapados com tampas ou plugues com as mangueiras ainda cheias. É aconselhado utilizar o produto plástico por apenas uma safra, podendo repetir o uso dependendo do estado de conservação. As tampas e os plugues são reaproveitáveis.

      "Foi uma ótima saída para nós, consideramos uma grande inovação e renovação em termos de irrigação", confirma a proprietária da Granja Bretanhas Laura Ribeiro. O também proprietário e arrozeiro Rubimar Leitzke completa que sempre foi uma preocupação da administração da granja a busca por alternativas dinâmicas, que tenham bom custo-benefício e que sejam modernas, para promover o interesse e a permanência do jovem no campo. "Hoje temos também grande parte das mulheres dos funcionários como operadoras de máquinas, o que duplica a renda das famílias que aqui trabalham", explica Rubimar, lembrando que há mais de 260 pessoas envolvidas no trabalho da granja.

      Os politubos foram bem-vistos pelos produtores locais, já que em um terreno arenoso, característico do município, têm grande vantagem de economia de água pelo controle da vazão. Outros produtores puderam acompanhar na prática o uso do material na propriedade de Jaguarão, que tem esta safra como primeiro ano de experiência.

Reciclagem

      Mais de 45 milhões de quilos de plástico são reciclados por ano.

      O plástico reciclado é transformado em resina pós-cliente (PCR) usada na produção e nos revestimentos de lixeiras industriais e outros produtos de plástico. Com a fabricação e a reciclagem sob a mesma administração o produto se torna ecológico, já que é produzido em um circuito fechado.

      

 
 

Copyright © 2013-2022 Granja Bretanhas S/A